segunda-feira, 23 de setembro de 2013


Confira as fotos do I Seminário Integrado, que aconteceu nos dias 19 e 20 de abril de 2013 no Auditório Luiz Pompeu da Faculdade de Educação no Campus Pampulha da UFMG.

 
 

sexta-feira, 20 de setembro de 2013


I Seminário Integrado dos Cursos de Aperfeiçoamento em Educação Infantil


O I Seminário Integrado dos Cursos de Aperfeiçoamento em Educação Infantil aconteceu nos dias 19 e 20 de abril, na Faculdade de Educação da UFMG. A coordenação geral do CAEI é do prof. Rogério Correia da Silva, secretariado por Thays Pierangeli. Além do Infâncias e Arte o CAEI conta com os cursos:




Campos de Experiências, Saberes e Ação Pedagógica da Educação Infantil coordenado pelo prof. Levindo Diniz Carvalho e pela prof.ª Cristina de Freitas Castilho do Departamento de Ciências da Educação da Universidade de São João Del Rei.

Currículo, Planejamento e Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infântil, coordenado pelo prof. Rogério Correia da Silva e Sandro Vinícios Salles dos Santos, da Faculdade de Educação da UFMG

Confira a programação do I Seminário Integrado:

19 de abril de 2013 - sexta feira
Auditório Luiz Pompeu - FAE/UFMG

8h00 - Credenciamento
8h30 - Coffee Break
9h00 - Abertura oficial
9h20 - Apresentação Artística: Roberto Carlos Freitas
10h00 - Palestra: Políticas Publicas de Formação de Professores para a Educação Infantil (Lívia Maria Fraga Vieira - UFMG)
11h30 - Almoço

13h30 - Mesa redonda: Infância e Diversidade Cultural (Isabel de Oliveira e Silva, Luis Alberto de Oliveira Golçalves e Rogério Correia da Silva - UFMG)
15h00 - Coffee Break
15h30 - Relatos de experiência: Construção do Documento Proposições Curriculares de Belo Horizonte (Mayrce Terezinha SMED/PBH)

UMEI Águas Claras: Trajetória de Descobertas e Conquistas (Vânia Michel - UMEI Águas Claras)
17h00 - Encerramento

20 de abril de 2013 - sábado
Auditório Luiz Pompeu - FAE/UFMG

8h30 - Apresentação Artística: Grupo Teatral Atras do Pano
9h00 - Coffee Break
9h30 - Oficinas:

Oficina 1: Linguagem Corporal: Dança (Escola de Belas Artes - prof.ª Ana Cristina C. Pereira e Gabriela Córdova Christófaro)
Oficina 2: Música, Brincadeiras e outras Prosas...(sala 4107 - prof. Cláudio E. dos Santos)
Oficina 3: Da Brincadeira à Arte (sala 4108 - Grupo Atras do Pano)
Oficina 4: Educação dos Bebês na contemporaneidade: dilemas e desafios (sala 4105 - prof.ª Érica Dumont Sena)

12h00 - Encerramento

1º Turma Educação Infantil, Infâncias e Arte

O Curso Educação Infantil, Infâncias e Arte articulado com a Secretaria Municipal de Educação - SMED, por meio da Gerência de Coordenação da Educação Infantil – GECEDI ofertou 40 vagas, sendo 20 vagas destinadas à rede municipal e 20 para a rede conveniada. Os critérios para a contemplação das vagas foram elaborados pela GECEDI e encaminhados a cada direção de escola que atende à Educação Infantil, UMEI ou creche conveniada. 

Conheça as professoras que foram contempladas com as vagas e formaram a 1ª turma do Curso.

Da esquerda para a direita e de cima para baixo:

Adriana Maria do Espírito Santo - UMEI Mangueiras Adriana Maria Lima Brito - GECEDI/SMED Aldenis Alves da Silva - UMEI Águas Claras Amélia Cristina M. do Valle - Creche E. Infantil São Vicente de Paulo Ana Cristina L. RodriguesCreche Oásis da Esperança Ana Karine Vesper da MataCreche Sonho de Criança Andréia Henrique da CruzUMEI Paraúnas Carla D.de Araújo ZillerE.M. João Pinheiro Cláudia Oliveira EugênioCreche Comunitária Pequeno Alexandre Cláudia Teixeira G. CavanelasCentro Pedagógico Anunciata Débora Santiago MartinsCreche Angelina Denise Lúcia M. AntunesUMEI Nova Esperança Edna Fernandes AlbuquerqueCreche Dom Bosco Eneida Santos de OliveiraCreche Casinha dos Anjos Fernanda de C. G. de AndradeUMEI Silva Lobo Gleice Nilza da SilvaCreche São Domingos Haydeé de Lourdes O. LapaInstituto Edc. São João Batista Jocélia Madeira MendesCreche Tia Candinha Joyce Fernanda de S. SilvaUMEI Mariquinhas Juliana Braga dos SantosCreche Nossa Senhora das Neves



Da esquerda para a direita e de cima para baixo:

Liliane Canhestro Santos - UMEI Miramar Luciene Batista de SáCreche Santa Maria Madalena Maisa Maciel Rosa UMEI Profº Acidália Lott Márcia Maria A. C. MartinsUMEI Silva Lobo Maria Carolina Andrade Pereira UMEI Carlos Prates Maria do Carmo P. GonçalvesCreche Casa do Sol Maria do Rosário P. Matos UMEI Braúnas Mariele Coelho Diniz PaulinoCentro Inf. Juvenil Crescer Sorrindo Adriana Bom Sucesso UMEI Santa Cruz Miraci Pereira da SilvaObra E. Catarina Comensoli Mônica Aparecida Fidelis MapaUMEI São Bernardo Regina Maximiana SilvaInstituto Zilah Spósito Simone Magela dos SantosCreche São Geraldo Sheron do N. da P. Moreira Creche Centro Inf. Amélia Crispim Shirley GomesCreche Caminho da Luz Sílvia Maximiano da SilvaUMEI Caetano Furquim Siomara Ângela C. FonsecaUMEI Juliana Sônia Maria Bernardo Moura UMEI Taquaril Vânia Lúcia Koslowski UMEI Grajaú Viviane de Cássia Maria TrindadeSMED/GEDECI Viviane Rodrigues MarcelinoUMEI Pindorama

                       
                       








Estrutura Curricular Infâncias e Arte 2013

O curso Educação Infantil, Infâncias e Arte objetiva capacitar o professora da Educação Infantil a partir da abordagem teórico-metodológica da arte-educação segundo as linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro), tendo como referência as Proposições Curriculares da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, visa uma educação estética e suas relações com as culturas da infâncias e modos de apreciação artística no fruir e fazer arte com as crianças.
Esse semestre o curso aconteceu no período de março a junho/2013 e contou com uma carga horária de 180 horas, sendo estas divididas em três eixos temáticos:

Eixo I: Fundamentos da Arte-Educação - 30 horas
O eixo se estrutura considerando as integração das linguagens artísticas e as abordagem teórico-metodológica do ensino das artes para crianças. O objetivo geral é compreender as relações entre as concepções de infância e ensino de arte que perpassam a cultura e as metodologias mais apropriadas para o trabalho sensível de arte com crianças. Compõe este eixo o Seminário Inicial - Interfaces Artísticas: abordagem teórico-metodológica da arte-educação para a Infância. E a disciplina: Arte, Fenomenologia e Infância

Eixo II: Linguagens Poéticas/ Artísticas - 120 horas
Caracteriza-se como eixo prático e reflexivo do trabalho com as Artes, integrando os conteúdos das disciplinas ao longo do curso. Constitui-se como espaço privilegiado para o desenvolvimento de atitude investigativa pessoal e criativa sobre as experiências vivenciadas em sala de aula e por práticas profissionais conduzidas com crianças pequenas, em creches e pré-escolas, bem como suas famílias. Nele são articulados temas como corporalidade, sonoridade, sensibilidade, expressividade na educação infantil. Focaliza as identidades pessoais, profissionais e institucionais e as possibilidades para ressignificação da ação docente. Este eixo está consubstanciado em quatro disciplinas: Linguagem Corporal:Dança, Linguagem Musical, Linguagem Corporal: Teatro, Linguagem Plástica Visual, finalizando com o Seminário Interfaces Artísticas: Relato de Experiências Estéticas .

Eixo III: Seminários Integrados CAEI-FAE-EBA - 30 horas
O Seminário Integrado dos Cursos de Aperfeicoamento em Educação Infântil - CAEI é uma iniciativa coletiva realizada com a parceria entre Ministério da Educação e Cultura (MEC), o Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE), a Faculdade de Educação e a Escola de Belas Artes (ambas da Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG) e do Departamento de Ciências da Educação da Universidade Federal de São João Del Rei - UFSJ

Confira a baixo tabela da estrutura curricular 1/2013:


quinta-feira, 19 de setembro de 2013


Equipe de Estagiários - Infâncias e Arte 2013

O Curso Educação Infantil, Infâncias e Arte nesse semestre contou com a colaboração de nove estagiários graduandos do cursos de Dança e Teatro da UFMG. Entre eles uma aluna da Pós Graduação e duas bolsistas do Projeto de Extensão Linguagem Corporal na Educação Infantil que atuaram como voluntárias.
Conheça a Equipe:

Bruno Pontes
Graduação em Teatro
Estagiário
Flaviane Silva
Graduação em Dança
Estagiária
Mariana Silva
Graduação em Dança
Estagiária
Marlaina Roriz
Pós - Graduação em Artes
Monitora de auxilio pedagógico
Nathalia de Souza Ridolfi
Graduação em Dança
Estagiária
Rafaela Kênia Alves da Silva
Graduação em Teatro
Estagiária
Vânia Pereira Silvério
Graduação em Teatro
Estagiária

Jéssica Luiza Borges
Graduação em Dança
Estagiária voluntária
Sarah Villar Lignani
Graduação em Dança
Estagiária voluntária


sábado, 14 de setembro de 2013


Equipe Pedagógica 2013


A Equipe Pedagógica do Curso Educação Infantil, Infâncias e Arte é formada por:

Prof.ª Ana Cristina Carvalho Pereira: Coordenadora e também professora da disciplina Linguagem Corporal: Dança.

Prof. Ricardo Carvalho de Figueiredo: Sub-coordenador e também professor da disciplina Linguagem Corporal: Teatro.

Prof.ª Aline Nunes Carneiro: Professora da disciplina Linguagem Musical.

Prof.ª Gabriela Códova Christófaro: Professora da disciplina Linguagem Corporal: Dança.

Prof.ª Marina Marcondes Machado: Professora das disciplinas Arte, Fenomenologia e Infância e Linguagem Corporal: Teatro.

Prof.ª Rosvita Kolb Bernardes: Professora da disciplina Linguagem Plástica Visual.