sexta-feira, 26 de dezembro de 2014


Estrutura Curricular Infâncias e Arte 2014

O curso Educação Infantil, Infâncias e Arte objetiva capacitar o professora da Educação Infantil a partir da abordagem teórico-metodológica da arte-educação segundo as linguagens artísticas (artes visuais, dança, música e teatro), tendo como referência as Proposições Curriculares da Prefeitura Municipal de Belo Horizonte, visa uma educação estética e suas relações com as culturas da infâncias e modos de apreciação artística no fruir e fazer arte com as crianças.
Esse semestre o curso aconteceu no período de agosto a novembro/2014 e contou com uma carga horária de 180 horas, sendo estas divididas em três eixos temáticos:

Eixo I: Fundamentos da Arte-Educação - 30 horas
O eixo se estrutura considerando as integração das linguagens artísticas e as abordagem teórico-metodológica do ensino das artes para crianças. O objetivo geral é compreender as relações entre as concepções de infância e ensino de arte que perpassam a cultura e as metodologias mais apropriadas para o trabalho sensível de arte com crianças. Compõe este eixo o Seminário Inicial - Interfaces Artísticas: abordagem teórico-metodológica da arte-educação para a Infância. E os seminários Crianças, professores, linguagens: diálogos sobre arte na educação infantil, ministrado pela professora convidada Luciana Ostetto e o seminário Mas os bebês fazem o quê no berçário, heim? ministrado pelo professor convidado Paulo Sergio Fochi.

Eixo II: Linguagens Poéticas/ Artísticas - 140 horas
Caracteriza-se como eixo prático e reflexivo do trabalho com as Artes, integrando os conteúdos das disciplinas ao longo do curso. Constitui-se como espaço privilegiado para o desenvolvimento de atitude investigativa pessoal e criativa sobre as experiências vivenciadas em sala de aula e por práticas profissionais conduzidas com crianças pequenas, em creches e pré-escolas, bem como suas famílias. Nele são articulados temas como corporalidade, sonoridade, sensibilidade, expressividade na educação infantil. Focaliza as identidades pessoais, profissionais e institucionais e as possibilidades para ressignificação da ação docente. Este eixo está consubstanciado em quatro disciplinasLinguagem Corporal:Dança, Linguagem Musical, Linguagem Corporal: Teatro, Linguagem Plástica Visual, finalizando com o Seminário Interfaces Artísticas: Relato de Experiências Estéticas .

Eixo III: Fruição em Arte - 10 horas
Caracteriza-se pelo laboratório de apreciação estética no Instituto Inhotim.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Comente! Seu comentário é muito importante para nós.